Você sabe o que faz um tricologista? Pode parecer curioso, mas realmente existe uma especialização, dentro da medicina, voltada especialmente para deixar o cabelo saudável - a tricologia.
Nome de origem grega, tricologia une “trico”, de thrikos, que significa cabelo ou pelo, com “logia”, que identifica estudo ou campo do conhecimento. Logo, o termo designa aqueles que se especializam justamente nessa parte do corpo e que se dedicam a entender a formação, as características e as doenças que acometem os pelos corporais.
Mas quem se especializa em tricologia, afinal? Saiba quando consultá-los
A tricologia pode ser uma especialidade buscada por dermatologistas, químicos, biólogos, nutricionistas, cosmetólogos, farmacêuticos e outros profissionais que, em conjunto, pretendem integrar essas diversas áreas de conhecimento para uma visão ainda mais amplificada do mundo capilar.
Por isso, tornam-se extremamente capazes de identificar, analisar e corrigir queixas como a queda do cabelo, o enfraquecimento e o afinamento dos fios, sintomas que, geralmente, mascaram problemas ainda maiores e que exigem investigação.
Como os tricologistas atuam
Observando os sintomas, esses profissionais elaboram um diagnóstico preciso de seus pacientes e, a partir disso, orientam tratamentos direcionados. Na clínica de dermatologia, por exemplo, recursos como o laser podem ser indicados. Além disso, mudanças de hábitos, como alimentação adequada e alívio do estresse, podem ser incluídos na rotina, já que um estilo de vida saudável é fundamental para a melhora da qualidade e da saúde do cabelo.
Como está a tricologia no Brasil?
O Brasil sempre deu valor à área da estética. Com isso, o estudo sobre cabelos não é diferente. Ainda mais aqui no país, onde existe uma grande diversidade de tipos e estruturas de fios. As pesquisas estão cada vez mais avançadas, e os resultados, mais promissores. Por isso, temos cada vez mais profissionais gabaritados trabalhando tanto na parte clínica quanto em uma abordagem mais intervencionista, como as cirurgias.
Então, o paciente que precisar de cuidados com seus cabelos deve apenas se certificar de que o profissional tem a formação adequada para atendê-lo.
Quando procurar um profissional da tricologia?
Quando o assunto estiver relacionado a problemas e preocupações com o couro cabeludo, fios e pelos, é possível ir atrás de um tricologista. Isso pode envolver muitas condições, como:
· coceira;
· irritação;
· ardor;
· vermelhidão;
· descamação;
· caspa;
· queda;
· quebra;
· calvície;
· cabelos fracos;
· excesso de pelos;
· fungos;
· infecções;
· afinamento dos fios;
· inflamação;
· oleosidade excessiva;
· diminuição do volume capilar;
· espinhas no couro cabeludo;
· demora no crescimento dos fios;
· reação alérgica a cosméticos capilares.
Como escolher um profissional?
A sugestão é sempre se consultar em clínicas que sejam confiáveis, a fim de evitar dores de cabeça mais tarde com profissionais que não estejam gabaritados a fazer os tratamentos. Aliás, quanto mais invasiva a intervenção for, mais atenção o paciente deve ter com a capacidade do tricologista. Em geral, os dermatologistas, por terem formação em medicina, têm bastante know-how para lidar com questões mais técnicas e, se for o caso, indicar a pessoa a outro especialista da área médica.
A tricologia, então, tem muito a contribuir para o bem-estar dos indivíduos, recuperando a autoestima, a satisfação e a saúde. É importante ter cuidado na hora de escolher um especialista que ajudará você com uma questão tão delicada.
Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma dica para manter seus cabelos sempre lindos!
Comments