top of page
contato920763

O QUE FAZER NO CASO DE DERMATITE SEBORREICA?


Se de repente, você começou a coçar o couro cabeludo e percebeu que ele vem descamando. Achou que iria embora com o tempo, porém, tem notado que está cada vez mais frequente?


Calma, o nome disso é Dermatite Seborreica e atinge muitas pessoas. A seborreia se dá por diversos fatores- emocionais, biológicos, externos- e culmina nessa descamação do couro cabeludo (e em alguns casos, sobrancelhas, bigode e demais partes do corpo). E é sobre ela que vamos falar no texto de hoje!


  • O que é Dermatite Seborreica?

Dermatite Seborreica nada mais é do que uma inflamação na pele que tem por consequência a descamação e a vermelhidão.


É muito comum que os primeiros sintomas se deem nos cabelos, mas não é uma regra. Ela também pode ser vista no colo, nos cantos do nariz, na sobrancelha e em alguns lugares da face.


Uma doença de cunho crônico e em determinados períodos, podemos observar a melhora dos sintomas ou a sua piora gradativa. É um problema tão atual que para você ter uma ideia, estima-se que 18% da população mundial sofra com a mesma!


É uma doença que pode atingir tanto os adultos como as crianças e, ao contrário do que muita gente pensa, ela não é causada pela falta de higiene – e tão pouco é contagiosa.


  • O que causa a dermatite seborreica?

Infelizmente, ainda não é possível dizer com exatidão o que causa a dermatite seborreica nas pessoas. A conclusão que se tem por hora é de que a união de diversos fatores colabora com essa propagação, como:


- Estresse

- Tendência individual

- Tempo seco

- Tempo frio

- Certos medicamentos

- Ansiedade

- Depressão


Contudo, o que se sabe é que ela não é causada pela falta de higiene (como muitas pessoas pensam).


  • Quais os sintomas da Seborreia?

Alguns sintomas são generalizados, ou seja, podem ser observados em sua grande maioria. Contudo, eles também poderão variar de caso a caso.

Listamos, entretanto, os sintomas mais comuns comentados por quem sofre com a dermatite seborreica:


- Flocos de pele (conhecidos também como caspas) soltando do couro cabeludo, das sobrancelhas, do bigode…

- Crostas de pele que acabam por descamar

- Descamação ou vermelhidão nas pálpebras

- Coceira ou ardor, principalmente pelo hábito de cutucar a pele que já está lesionada, aumentando ainda mais o ponto de infecção.

- Oleosidade no couro cabeludo e na pele


  • Tratamento da dermatite Seborreica

Não é fácil você descobrir que é portador de Dermatite Seborreica, principalmente porque ela mexe de forma direta com a autoestima. Mas, calma! O primeiro passo é procurar um médico dermatologista que será o verdadeiro responsável pelo diagnóstico.


Na consulta, ele deverá fazer algumas perguntas e pedir exames que comprovem as suspeitas. Logo em seguida, deverá entrar com medicamentos que irão auxiliar no processo, tornando a crise menor e mais afastada.


É importante lembrar que o emocional acaba contando muito nestes casos! Por isso, é sempre importante que você perceba as alterações de humor e procure um médico psicólogo para acompanhar você durante este tratamento.


Outro ponto que pode acontecer é o desaparecimento da doença por si só, voltando a aparecer em estado de extremo estresse, por exemplo. Muitas vezes, o melhor tratamento é a mudança dos hábitos e estilos de vida somados aos medicamentos indicados pelo médico competente.


  • Tratando a seborreia no corpo

Se você apresentou os sintomas da dermatite espalhados no corpo, a sua melhor opção é evitar cremes muito cheirosos, preferindo cremes que tenham ação de hidratação prolongada.


Pode ser que o seu médico prefira algumas fórmulas, para controlar a descamação de forma mais efetiva. Algumas opções que você encontrará no mercado são:

- Loções de corticosteroides

- Produtos que tenham em sua base, enxofre


  • Tratando a dermatite seborreica no couro cabeludo

Os adultos que apresentam os sintomas da dermatite seborreica em adultos podem, comumente, lavar os cabelos com shampoo anticaspa que contenham alguns destes ingredientes abaixo:


- Cetoconazol

- Alcatrão de hulha

- Piritionato de zinco

- Sulfeto de selênio

- Ácido salicílico


Outra boa opção é prevenir! Além de manter uma vida emocional mais equilibrada e uma alimentação saudável, você também pode usar de vitaminas para cabelo Sansez para fortalecer seus fios de dentro para fora!

206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


 Agora você não perderá mais nenhum conteúdo e promoção 

bottom of page