Você já reparou que algumas pessoas são mais sensíveis ou mais resistentes quando o assunto é dar aquela puxadinha no cabelo? Um exemplo é ao fazer uma “escova”: algumas pessoas aguentam bem a tração e outras sofrem muito com um simples puxãozinho, e isso é super normal. O couro cabeludo é uma área cheia de terminações nervosas, ou seja, muito sensível. Acontece que em alguns casos a pessoa sente incômodo até com o cair de fios causado pela escovação e outras quando há uma inflamação do couro cabeludo, e, nestes casos, estamos falando da Tricodínia.
O que é a Tricodínia?
É a dor ou desconforto no couro cabeludo. Ela pode acontecer nele como um todo ou em regiões específicas. Geralmente o “grau” de dor está associada ao volume de perda de cabelo, ou seja, quanto mais dor ou maior a região, mais cabelo se perde.
Causas da Tricodínia
Além de uma inflamação simples do couro cabeludo, outros casos mais severos podem dar origem a Tricodínia, como por exemplo: dermatite seborreica (a famosa caspa), alopecia areata, Lúpus, líquen plano pilar e foliculites. Também existem hábitos comuns que podem levar a inflamação do couro cabeludo e consequentemente sentir a dor e desconforto, como por exemplo: uso de secador, chapinha e baby liss chegando bem perto da raiz e uso de produtos químicos agressivos, como tintura, alisamentos, progressivas...
Sintomas da Tricodínia
Dor, desconforto, formigamento, pontadas, agulhadas, sensibilidade excessiva, ardência ou queimação no couro cabeludo, observados em simples atos do dia a dia, são alguns dos sintomas da Tricodínia.
Diagnóstico, tratamento e prevenção da Tricodínia
Primeiro é importante ressaltar que todos os casos tem cura, mas, ao perceber os primeiros sintomas é importante procurar um dermatologista, pois ela pode ser decorrente de doenças que podem levar a perda definitiva dos fios.
É importante também que a pessoa “poupe” seu couro cabeludo de agressões para amenizar os sintomas, como por exemplo: evite prender o cabelo, por conta da tração; evite produtos condicionantes na raiz do cabelo; evite o uso de secador, chapinha, baby liss, tinturas e outras químicas.
Uma maneira muito eficaz de se prevenir a Tricodínia e muitas outras doenças é manter o couro cabeludo sempre saudável, e isso você consegue com uma duplinha imbatível: Shampoo Sansez + Tônico Capilar Sansez - o primeiro vai promover a limpeza profunda dos folículos pilosos e couro cabeludo, eliminando todas as impurezas e toxinas dessa região. Já o Tônico Capilar Sansez vai fazer a renovação celular e revitalização do couro cabeludo. O resultado do uso desses dois produtos juntos é saúde capilar em potência máxima, com cabelos nascendo saudáveis, em volume e longe de doenças do trato capilar.
Viu porque Sansez é tão importante também na prevenção de muitas das doenças que causam a queda capilar?! Então corra, inclua sem seu home care e tenha cabelos espetaculares, clique aqui!
Commentaires