Aqueles fios arrepiados nos incomodam demais, e algumas ações podem minimizar esse problema. Vem com a gente saber como diminuir o frizz os cabelos.
Os fios que teimam em sair do contexto e ficar em pé podem ter diversas causas, e muitas vezes é sinal que algo não está muito bem com os fios ou mesmo um reflexo de hábitos do dia a dia que podem ser prejudiciais a fibra capilar. Fator climático influencia também, como o vento e a umidade contribuindo para que alguns fios fiquem arrepiados. Quando os fios estão secos e entram em contato com essa umidade, se repelem.
Mas o que é o frizz nos cabelos, afinal?
Aqueles fios que insistem em arrepiar estão relacionados a eletricidade estática dos fios. Quando os fios estão muito carregados da mesma polaridade o frizz aparece e em cabelos danificados ficam eletricamente negativos que o normal, fazendo com que os fios se repelem causando esse aspecto arrepiado.
Esse problema aparece com mais frequência quando falta hidratação e nutriente, há quebra e fragilidade, umidade do ar e eletricidade.
Separamos algumas dicas e hábitos para controlar o frizz
Escolha da toalha
Opte sempre por uma toalha de algodão. E não esfregue os fios com força e nem enrole a toalha nos cabelos, esse processo de atrito pode prejudicar os cabelos. O ideal é pressionar levemente os cabelos com a toalha para retirar o excesso de água.
Temperatura da água
Prefira a temperatura morna e se possível faça um enxague final com água fria. Esse processo fecha as cutículas dos fios.
Não escove o cabelo seco
É indicado sempre escovar os cabelos úmidos, a escova passa pelos fios sem gerar atrito. Á água neutraliza as cargas elétricas que fazem que os fios fiquem arrepiados.
Fronha de cetim ou seda
Para a tolha, o ideal é o algodão. Mas para escolher o tecido da sua fronha, o algodão tira a umidade e aumenta a eletricidade, que causa o frizz. A fricção dos fios com o travesseiro gera atrito, fazendo com que os fios fiquem instáveis. O indicado é uma fronha de cetim ou seda, que mantem a oleosidade natural dos fios. Uma outra sugestão é proteger os cabelos com uma touca desses mesmos materiais.
A escolha do pente
Os pentes de madeira são um forte aliado para amenizar o frizz, principalmente em cabelos cacheados ou crespos. E lembre-se, use apenas com os cabelos molhados. Para cabelos com cachos opte por pentes com dentes bem largos, e para cabelos ondulados e lisos, podem escolher com os dentes mais juntinhos.
De olho na temperatura do secador
Se você não vive sem uma escova nos cabelos, o ideal é investir em um difusor. E depois dos fios já secos, finalize com um jato de ar frio, e sempre use um protetor térmico para não danificar os fios. O Leave-in 17 em 1 garante proteção, nutrição e brilho para seus cabelos.
Mais hidratação
Invista em produtos de alta tecnologia para manter os fios sempre hidratados e saudáveis. A falta de água, óleo ou queratina pode causar o frizz. Entenda, se a fibra capilar está ressecada, ela absorve a umidade do ambiente, e deixa os fios arrepiados.
A linha de máscaras capilares Sansez promovem hidratação e nutrição que seus cabelos precisam para ficam macios e sedosos.
Disfarce o frizz
Você está pronta para um evento, uma festa mas os fios não estão colaborando. Não se desespere! Não arranque os fios que estão arrepiados. Aplique um fixador nos cabelos ou aposte em gel ou creme para finalização do penteado.
Comments